1a Etapa - Investor Advisor Smart Mentoring Success Series T2

  • INFORMAÇÕES

Objetivos:

O Investor Advisor Smart Mentoring Success Series tem como objetivo ajudar na formação de investidores anjo para o aconselhamento empreendedor com foco em resultados de maturidade dentro de um contexto de aceleração e conquista de tração no mercado. A Série também ajuda a responder perguntas cruciais dos principais atores do ecossistema de empreendedorismo digital e preparar os investidores e empreendedores para uma jornada vencedora, aplicando um conteúdo único baseado nas melhores práticas do Vale do Silício para mentoria de startups.


Conteúdo Programático:

O Investor Advisor Smart Mentoring Series é o resultado de um trabalho de curadoria das melhores práticas adotadas no Vale do Silício, capitaneado pela OBr.global, com participação de colaboradores das Universidades de Berkeley e Northeastern, com alguns dos membros dos grupos de investidores anjos no Vale, como Sand Hill Angels, TiE Angels e Keiretsu Forum que, juntamente com a InBIA – International Business Innovation Association, desenvolveram uma orientação objetiva para resultados.

 

A Série está dividida em 6 módulos, em uma jornada de 16 ½ horas no total, com foco em:

  • origem da mentoria para startups e sua conexão com o Vale do Silício;
  • princípios, condutas, posturas e expectativas; mindset de aceleração e a importância da agilidade no amadurecimento dos projetos;
  • como funcionam os programas de aceleração e as ferramentas ágeis;
  • processos de aconselhamento assertivo que contribuem para um melhor desempenho das startups a partir da mentoria dos investidores.

 

Em cada módulo haverá um convidado especial para reproduzir suas experiências e compartilhar as práticas que foram bem sucedidas na relação entre investidor e empreendedores.

 

MÓDULO 1 – Como o “código genético” do Vale do Silício traz uma maior assertividade e melhores resultados.

Data: 29 de março – Horário: 19:30 às 21:00 – Duração: 1 ½ hora

Apresentar para o ecossistema brasileiro a cultura colaborativa e as melhores práticas empresariais do Vale do Silício, que ajudam a construir vantagem competitiva significativa para as startups, os empreendedores, mentores e investidores.

 FUNDAMENTOS:

  • Como a história da colonização das Américas se estabelece como o ponto de partida do mindset de inovação da região
  • Como a história da criação do Estado da California entre 1848 e 1850 empresta para fortalecer mais ainda o mindset de inovação da região
  • O estabelecimento da infra estrutura universitária como fomentador do mindset da região
  • A Guerra Fria como “turbina” da velocidade e capacidade da inovação da região
  • O nascimento dos VCs para dar suporte a uma inovação tecnológica chamada “semi-condutores”
  • O nascimento do termo “Investidor Anjo” no estouro da bolha em 2000
  • O amadurecimento dos investidores anjo da região e sua postura de advisor para obter melhores resultados

 

MÓDULO 2 – OS Princípios, Condutas, Posturas e Expectativas NO RELACIONAMENTO ENTRE EMPREENDEDOR E ADVISOR

Data: 12 de abril – Horário: 18:00 às 21:00 – Duração: 3 horas

Entenda como ter efetividade na mentoria dos empreendedores e causar impacto nos seus projetos e startups a partir de um alinhamento de valores, posturas, expectativas e objetivos.

 FUNDAMENTOS:

  • A empatia é a base para uma mentoria eficaz e existe somente com alinhamento de valores
  • Estabelecer confiança através de uma postura ética e consistente é vital para construir uma relação frutífera entre mentor e mentorado
  • Apresentação dos conceitos básicos de uma relação de mentoria e seu desenvolvimento
  • Apresentação das primeiras simulações de interação entre mentor e mentorado

 

MÓDULO 3 – COMO OS Programas de Aceleração AJUDAM NA TRAçãO DAS STARTUPS E são IMPORTANTES PARA A MATURIDADE

Data: 14 de abril – Horário: 18:00 às 21:00 – Duração: 3 horas

Conheça como funciona um programa de aceleração e a importância do mindset com foco na agilidade de negócios (business agility), cuja premissa principal é a engenharia reversa a partir da experiência do usuário.

 FUNDAMENTOS:

  • Como as condições favoráveis ao empreendedorismo, inovação e investimento são promovidas
  • Mentalidade empreendedora, inovadora e colaborativa
  • Visão dos investidores anjo que investem nas startups que promovem inovação e disrupção
  • Relação entre startups/corporações e inovação
  • Universidade e corporações como fatores de inovação
  • Velocidade do desenvolvimento da tecnologia como mola propulsora para inovação corporativa
  • Como as atuais tendências tecnológicas vão impactar o futuro, tais como: Cognitive Computing, Big Data e Internet das Coisas
  • A parceria do meio acadêmico com o setor privado como agente de eficiência e diferenciação de mercado

 

MÓDULO 4 – COMO APLICAR AS Metodologias Ágeis PARA CONSOLIDAR UMA EXECUÇÃO CONSISTENTE

Data: 19 de abril – Horário: 18:00 às 21:00 – Duração: 3 horas

Descubra como metodologias ágeis de desenvolvimento rápido, como o Corporate Scrum e Lean Canvas, são aplicadas para melhorar e acelerar o desempenho. Conheça também uma das principais plataformas de gestão de programas de aceleração, o GrowthWheel, e entenda como é vital aplicar uma metodologia de alinhamento e desempenho, baseado em objetivos e resultados chave, para obter melhores resultados rapidamente.

 FUNDAMENTOS:

  • Apresentação das metodologias ágeis e suas diferenças na aplicação dos planos de go-to-market
  • Customer Development Framework – Steve Blank
  • Lean Canvas – Eric Ries
  • Business Model Generation – Alex Osterwalder
  • GrowthWheel – David Madié
  • Aplicação do Canvas na definição de foco de atuação
  • Aplicação da Visão 360° do GrowthWheel para priorização de decisões e atividades
  • Aplicação da metodologia OKR para alinhar, monitorar e medir desempenho

 

MÓDULO 5 – Investors Talks. preparação dO EMPREENDEDOR PARA A CAPTAÇÃO DE INVESTIMENTOS

Data: 21 de abril – Horário: 18:00 às 21:00 – Duração: 3 horas

Validação dos indicadores e métricas usados para os diferentes estágios de tração e penetração de mercado. Entenda com detalhes o processo de investimento nos seus diferentes estágios e modalidades. Conheça qual é o nível de expectativa de preparo por parte dos investidores. Saiba como preparar o empreendedor para o diálogo com investidores e assegurar acesso a fundos para o crescimento e como construir o seu Deal Room para estar sempre preparado para uma auditoria.

 FUNDAMENTOS:

  • A Reta de Chegada – Como atrair investimentos para continuar crescendo
  • Ciclo de vida de uma startup
  • Os deliverables de cada etapa do ciclo de vida
  • Função do pitch
  • Como avaliar o pitch – critérios de avaliação
  • Processo de Due Diligence
  • O Deal Room

MÓDULO 6 – Investor Advisors Smart Mentoring: O PAPEL FUNDAMENTAL DO ADVISOR COMPROMETIDO E INVESTIDO

Data: 26 de abril – Horário: 18:00 às 21:00 – Duração: 3 horas

Saiba como construir uma relação objetiva e inspiradora com o empreendedor da startup investida, desde como ajudar a definir os indicadores a serem monitorados e apresentados em forma de relatório periódico, até como construir um plano de governança e conduzir um conselho administrativo. Entenda como uma advisory efetivo ajuda na consolidação da atratividade da startup e possibilidade de oferecer um retorno satisfatório.

FUNDAMENTOS:

  • Como ajudar o empreendedor a definir indicadores – metodologia OKR (Objectives and Key Results)
  • Como ajudar o empreendedor a construir um plano de governança
  • Como ajudar o empreendedor a construir e gerenciar um conselho administrativo
  • Como ajudar o empreendedor a estruturar a comunicação com seus investidores e construir os relatórios de acompanhamento e resultados
  • Como usar sua experiência de tomada de decisão para auxiliar o empreendedor
  • Como ativar sua rede de relacionamentos para conectar com as startups


Bibliografia:

  • “Valuation Workbook” – Tom Kopeland, Tim Koeller, Jack Murrin and William Foote, 2000
  • “Nail it / Scale It” – Nathan Furk & Paul Amestron, 2012
  • “Techniques for Coaching and Mentoring” – David Megginson & David Clutterbuck, 2014.
  • “Virtual Coach / Virtual Mentor” – David Clutterbuck & Zulfi Hussain, 2014.
  • “The Investors Method” – Nathan Furr & Jeff Dyer, 2015.
  • “Measure What Matters” – John Doerr, 2019
  • “Governança Corporativa para Startups e Scaleups” – IBGC SegmentosCoordenação Maximiliano Carlomagno, 2019